Seminário
GESTÃO DE CONTENCIOSO DE MASSA E A RECUPERAÇÃO DE CRÉDITOS
21 de setembro (sexta-feira) - São Paulo - das 9h às 17h30

Objetivo: A implementação de uma política de acordos eficiente é uma estratégia que dá ao contencioso maior agilidade e redução de custos. Por outro lado, é imprescindível que os planos de recuperação de créditos estejam alinhados ao Código de Defesa do Consumidor, a fim de evitar transtornos e desgastes perante o cliente devedor e aumento de custos pelos questionamentos judiciais.

Público-alvo: Executivos, gerentes e profissionais atuantes nas áreas jurídicas, de crédito e cobrança, recuperação de crédito e negócios.

PROGRAMAÇÃO

08h30 às 9h00
Credenciamento
09h00 às 10h10

Leonardo Barém Leite,  é advogado, consultor em negócios e executivo jurídico em São Paulo, especializado em direito empresarial (especialmente fusões e aquisições, joint ventures, criação e estruturação de negócios, contratos, propriedade intelectual estratégica e societário). Consultor de empresas, departamentos jurídicos e escritórios de advocacia. Estudioso do direito empresarial e da gestão jurídica há mais de 15 anos. Formado em Direito pela USP, com concentração em Direito de Empresas. Especializado em Direito Empresarial pela Escola Paulista da Magistratura, e Mestre em "Direito Norte-Americano e em Jurisprudência Comparada" pela New York University School of Law (em NY/EUA). Pós-Graduado em Administração de Empresas, e em Economia de Empresas pela EAESP/FGV-SP, bem como especializado em "Gestão de Serviços Jurídicos" e em 'Law & Economics" pela EDESP/FGV-SP. Participou de cursos de formação e especialização na Alemanha e na França. É professor do Curso de Especialização em “Gestão Jurídica Estratégica para Departamentos Jurídicos e Escritórios de Advocacia” da Unisinos/RS, e do MBA em Gestão Jurídica e Administração Legal da EDP (Escola Paulista de Direito), além de Professor da PUC/RS e do INEJE/RS.


  •  Advocacia empresarial moderna e a importância da gestão;
  • A necessidade de alinhamento entre a empresa e o departamento jurídico;
  • A relação da empresa com as questões jurídicas e o contencioso;
  • O custo total do contencioso e o objetivo da empresa com o contencioso;
  • Riscos envolvidos no contencioso;
  • Características especificas do contencioso de volume e cuidados (Incluindo gestão de pessoas);
  • Necessidade de o contencioso ajudar o negócio e reduzir demandas;
  • Gestão do contencioso de volume.
10h10 às 10h20
Perguntas e Comentários
10h20 às 10h35
Coffee Break
10h35 às 11h35

Lilian Barajas atualmente consultora de gestão e planejamento estratégico de contencioso de massa, trabalhei por 13 anos na Editora Globo S/A, sendo 07 anos gestora da área de defesa do consumidor, especialista em direito consumerista e planejamento estratégico pela FGV, diversos cursos de gestão de pessoas, coaching, liderança pela ESPM, Amana-key e HSM. Palestrante para empresa Direito em Cena (Rj) sobre provisão, administração e gestão do contencioso de massa.


IMPLEMENTAÇÃO E GERENCIAMENTO DE ACORDOS

  • Acordos - fazer/ não fazer? - tempo do curso da ação x recuperação do crédito – prós e contras;

  • Como realizar os acordos?

  1. Aspectos psicológicos: técnicas de aproximação - presença de representantes da empresa; aspectos negociáveis: prazos/ garantias/ suspensão do processo.

  • Como gerenciar os terceirizados – alinhamento das bases de acordo e limitadores de atuação;

  • Utilização de prepostos - próprios/ terceiros e sua viabilidade.

11h35 às 11h45
Perguntas e Comentários
11h45 às 12h35

Telma Cecília Torrano, sócia de Guazzelli e Torrano Advogados Associados. Formada pela PUC-RS, pós graduada em Direito Civil para Uniritter,  Gestão Estratégica de Deptos e Escritórios de Advocacia pela UNISINOS-RS,  Administração Legal de Dptos Jurídicos e Escritórios de Advocacia pela FGV-SP, cursando MBA em Gestão Econômica Estratégica de Negócios pela FGV -SP. Sócia fundadora do escritório Guazzelli & Torrano, indicado pelo 4o ano consecutivo como um dos mais admirados escritórios de advocacia na categoria full service. Indicada pelo 3o ano consecutivo como uma das mais admiradas advogadas na área de Direito do Consumidor.

ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO DE CONTENCIOSO DE MASSA.

  • Principais questões para uma gestão eficaz;

  • Critérios rigorosos na formação da equipe jurídica e divisão eficiente de tarefas;

  • Software jurídico de alta performance;

  • Índices de desempenho;

  • Políticas de terceirização;

  • Políticas de acordo;

  • Eficiência no departamento administrativo e financeiro.

12h35 às 12h45
Perguntas e Comentários
12h45 às 14h00
Almoço

14h00 às 15h10

Bruno Boris Advogado sócio do escritório Fragata e Antunes Advogados.  Bacharel em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Pós-graduado em Direito das Relações de Consumo pela PUC-SP. Mestre em Direito Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Professor do curso de bacharelado da Universidade Presbiteriana Mackenzie nas matérias de Direito de Empresa, Direito Societário e Direito Falimentar. Professor da Pós-graduação lato sensu em Direito do Consumidor da Faculdade de Direito Damásio de Jesus.

ATUAÇÃO DOS ÓRGÃOS DE DEFESA DO CONSUMIDOR

  • Funcionamento dos Procons;

  • Funcionamento das associações de defesa dos direitos do consumidor;

  • Trâmite de uma reclamação;

  • Índices sobre cumprimentos de decisões dos Procons e cadastro de reclamações fundamentadas;

  • Interação com as empresas com alto número de demandas de consumo.

15h10 às 15h20

Perguntas e comentários

15h20 às 16h20

Nehemias Domingos de Melo é advogado, palestrante e conferencista. Professor de Direito Civil, Direito Processual Civil e Direitos Difusos (Ambiental, Consumidor e ECA) nos curso de Graduação e Pós-Graduação em Direito na Universidade Paulista (UNIP). É Professor convidado da Escola Superior da Advocacia (ESA/SP), da Escola Paulista de Direito (EPD), das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU); Damásioe de Jesus; e, de diversos cursos de Pós-Graduação. Doutorando em Direito Civil pela Faculdade de Direito da Universidade de Buenos Aires; Mestre em Direitos Difusos e Coletivos (ênfase em Direitos do Consumidor); Pós-Graduado em Direito Civil (ênfase em Responsabilidade Civil); e também, especialista em Direitos do Consumidor (fato do produto ou do serviço). Tem atuação destacada na Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional de São Paulo (OAB/SP), tendo ainda ocupado os seguintes cargos: membro da Comissão de Defesa do Consumidor; Assessor da Comissão de Seleção e Inscrição; Examinador na Comissão de Exame da Ordem; membro efetivo da Comissão da Criança e do Adolescente. Assim também junto ao Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP) onde, além de ser associado efetivo, já foi membro das Comissões de Direito do Consumidor e de Direito Civil. É membro do Conselho Editorial da Revista Magister de Direito Empresarial, Concorrencial e do Consumidor (Editora Magister – Porto Alegre) e também da Revista Síntese de Direito Civil e Processual Civil (Editora IOB – São Paulo). É autor de várias obras jurídicas publicadas pelas Editoras Saraiva e Atlas.

OS DÉBITOS E A COBRANÇA INDEVIDA.

  • Cobrança indevida e inscrição em cadastros de proteção ao crédito – formas de atuação e prevenção de riscos;

  • Prazos;

  • Decadência e prescrição;

  • Apuração de responsabilidade civil e a caracterização da culpa;

  • Danos à vítima - hipóteses que se configuram os danos morais e materiais e fixação de indenizações ocorridas.

16h20 às 16h30
Perguntas e Comentários
16h30 às 16h45
Coffee break

16h45 às 17h40

Marinês da Silva Vieira, advogada em São Paulo. Graduado pela Universidade Paulista. Atuou durante 04 (quatro) anos no departamento jurídico de uma grande empresa varejista e desenvolveu estratégias para o bom desenvolvimento do contencioso de massa que resultou em economia e eficácia no controle operacional e financeiro dos processos.


GESTÃO DA RECUPERAÇÃO DE CRÉDITOS – COBRANÇA, NEGOCIAÇÃO E ABORDAGEM JURÍDICA

  • Diretrizes legais de recuperação de créditos;

  • Riscos jurídicos e fiscais na recuperação dos créditos;

  • O direito do consumidor no contexto da recuperação de créditos;

  • Canais de cobrança (própria, terceirizada, judicial);

  • Campanhas de recuperação;

  • Cobrança x negociação – diferenças;

  • Situações de concessão de prazos e redução de juros;

17h40 às 17h50
Perguntas e Comentários

COORDENAÇÃO ACADÊMICA

Mauro Scheer Luís, bacharel em direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com formação em PNL - Programação Neurolinguística - pela Sociedade Brasileira de Programação Neurolinguística (SBPNL), tendo participado de cursos e treinamentos de formação executiva na Alemanha e na Inglaterra. Cursou módulo de especialização em direito tributário no IBET - Instituto Brasileiro de Estudos Tributários, instituto complementar à USP. Cursou módulos de MBA em excelência gerencial pela FAAP. Cursando pós-graduação em direito societário pela Fundação Getúlio Vargas/SP, e MBA em empreendedorismo e inovação pela B.I. International / Berkeley University of California. (Estados Unidos), Babson Executive Education (Estados Unidos) e Shanghai Jiao Tong University (China). Membro da Ordem dos Advogados do Brasil (Secção São Paulo), da AASP - Associação dos Advogados de São Paulo e da APET - Associação Paulista de Estudos Tributários, autor de diversos artigos. Foi membro da comissão de cooperativismo da OAB-SP. Participa de reuniões de comitês técnicos na Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos (Amcham) e Câmara Brasil-Alemanha (AHK). É advogado sócio-fundador de Scheer & Advogados Associados e coordenador acadêmico de instituição de ensino executivo.

OBSERVAÇÕES

* Estão inclusos no valor do investimento: material de apoio (certificado, crachá e apostila), almoço e dois coffee breaks.
* A confirmação da realização do curso está sujeita a quorum mínimo; no caso de cancelamento, todo e qualquer valor pago a título de inscrição será devolvido, porém não nos responsabilizamos por gastos com passagens aéreas, traslados, hospedagem ou qualquer outra despesa.
* Para saber sobre o valor do investimento e condições de parcelamento, consulte uma de nossas centrais de atendimento: São Paulo - (11) 3257-4979 - Rio de Janeiro - (21) 4063-6120 - Recife - (81) 4062-9270.

COMO FAZER SUA INSCRIÇÃO

Para fazer sua inscrição, faça o download da ficha de inscrição (formato PDF) clicando aqui e envie a mesma (devidamente preenchida) para uma de nossas centrais de atendimento: São Paulo - (11) 3257-4979 - Rio de Janeiro - (21) 4063-6120 - Recife - (81) 4062-9270. Após contato com nossa central, deposite o valor da primeira parcela na conta abaixo discriminada e envie um fax do comprovante para: (11) 3257-4979. Sua inscrição só será validada quando confirmado o recebimento do valor correspondente à primeira parcela do evento. Não deposite nenhum valor antes de contatar nossa central, pois nossas vagas são limitadas.

Favorecida: Central Prática Educação Corporativa Ltda-EPP.
CNPJ: 10.612.073/0001-98 (para efeito de DOC).
Banco: Itaú - agência 1618 - c/c.: 20.404-2

LOCAL

Av. Angélica, nº 2510 – cjs. nº 31 a 34 – Higienópolis - São Paulo/SP
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