Workshop
GESTÃO ESTRATÉGICA DE DEPARTAMENTOS JURÍDICOS CORPORATIVOS
Módulo I - Planejamento estratégico e gestão corporativa - 08 de maio (quarta-feira) - São Paulo - 9h às 17h30
Módulo II - Gestão de pessoas - 09 de maio (quinta-feira) - São Paulo - 9h às 17h30

Objetivo: o departamento jurídico é estratégico dentro de qualquer instituição, funcionando ora como um conselheiro da presidência e diretoria, ora como gestor de inúmeras demandas judiciais. Ao mesmo tempo em que a terceirização da carteira litigiosa alivia a gestão interna, aumenta os riscos caso a fiscalização dos terceiros não seja eficiente. Neste workshop serão apresentadas várias técnicas, sistemas, casos práticos e soluções modernas para vários dos problemas mais comuns enfrentados pelos departamentos jurídicos nos âmbitos de: planejamento, estratégia, administração, finanças, sistemas e recursos humanos.

Público alvo: diretores, gerentes e demais profissionais que tenham funções de planejamento e gestão de departamentos jurídicos de empresas.

PROGRAMAÇÃO

O curso é dividido em dois módulos independentes entre si, cada um com carga horária de sete horas:

Módulo I – Planejamento estratégico e gestão corporativa

  • Planejamento estratégico:
    • Transformando o departamento jurídico corporativo: de mal necessário a instrumento estratégico;
    • Como planejar e estruturar o departamento ou uma reforma administrativa;
    • Níveis de planejamento (estratégico, tático e operacional);
    • Atividade prática: elaborando o planejamento estratégico de uma determinada atividade;
    • Construção de planejamentos estratégicos setoriais.
  • Manuais:
    • Normas e padrões de funcionamento;
    • Manuais que devem estar presentes em departamentos jurídicos;
    • Como elaborar os manuais (parte prática);
    • Manuais de atribuição de funções;
    • Planos de ausência;
    • Funcionogramas;
    • Organogramas;
    • Fluxogramas.
  • Planejamento, organização, controle de publicações e prazos:
    • Utilização do sistema de controle processual;
    • Controle de qualidade e de prazos.
  • Desempenho e controle de terceirizados:
    • indicadores de desempenho.
  • Gerenciando o departamento por meio do software de controle processual:
    • Como tornar o software útil e eficaz;
    • Implantação;
    • Como elaborar um cronograma de implantação;
    • Cuidados no cadastro de informações;
    • Manual de utilização do sistema: características básicas;
    • Indicação dos principais softwares de controle processual e administrativo do mercado.

Módulo II – Gestão de pessoas

  • Desenvolvimento de líderes:
    • Diferenças entre: liderança x gerência, liderança x poder;
    • Qualidades, características e habilidades dos líderes;
    • Desenvolvendo lideranças;
    • Empowerment;
    • Cases.
  • Visão e missão departamentais:
    • Apresentação, importância e ferramentas necessárias para construção desse tipo de estratégia;
    • Exercício prático.
  • Estratégias motivacionais:
    • Políticas de recompensa;
    • Como escolher a melhor recompensa de acordo com cada situação;
    • Como motivar a equipe.
  • Apresentação de "estruturas horizontais":
    • Ferramenta motivacional para a equipe;
    • Desenvolvimento de profissionais multiplicadores;
    • Cases.
  • Recrutamento e seleção como ferramenta para o desenvolvimento:
    • Processo de atração: tornando o cargo desejado;
    • Passo a passo de um recrutamento e seleção eficiente;
    • Técnicas avançadas de entrevista;
    • Principais cuidados a serem tomados (armadilhas!).
  • Treinamento e desenvolvimento:
    • Elaboração de projeto de treinamento;
    • Levantamento das necessidades;
    • Principais tipos e técnicas de treinamento;
    • Implantação e avaliação;
    • Análise de benefícios e custos de treinamento.
  • Regras e comportamentos:
    • Regras e regulamentos na gestão de pessoas;
    • Punições, promoções e problemas;
    • Cases.
  • Administração de conflitos;
  • Atribuição de funções e a difícil arte de delegar:
    • O profissional como parte da equipe, e não como cargo isolado;
    • Vantagens;
    • Apresentação de modelos.
  • Endomarketing: o marketing interno;
  • Apresentação de estudos de casos de reestruturação humana;
  • Pesquisas de clima.

PALESTRANTES

Mauro Scheer Luís, bacharel em direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com formação em PNL – Programação Neurolinguística – pela Sociedade Brasileira de Programação Neurolinguística (SBPNL), tendo participado de cursos e treinamentos de formação executiva na Alemanha e na Inglaterra. Cursou módulos de especialização em: direito tributário no IBET – Instituto Brasileiro de Estudos Tributários, instituto complementar à USP; de direito societário na Fundação Getúlio Vargas/SP e de excelência gerencial pela FAAP. Cursando MBA em empreendedorismo e inovação pela B.I. International / Berkeley University of California. (Estados Unidos), Babson Executive Education (Estados Unidos) e Shanghai Jiao Tong University (China). Membro da Ordem dos Advogados do Brasil (Secção São Paulo), da AASP – Associação dos Advogados de São Paulo e da APET – Associação Paulista de Estudos Tributários; autor de diversos artigos. Foi membro da comissão de cooperativismo da OAB-SP. Participa de reuniões de comitês técnicos na Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos (Amcham) e da Câmara Brasil-Alemanha (AHK). É advogado sócio-fundador de sociedade de advogados, coordenador acadêmico de instituição de ensino executivo e presidente do Grupo Smax Empreendimentos.

Vanessa S. Scheer, formada em psicologia, pós-graduada em administração de recursos humanos; MBA em excelência gerencial pela FAAP; Personal e Professional Coaching pela sociedade Brasileira de Coaching, consultora especializada em gestão de recursos humanos em escritórios de advocacia e departamentos jurídicos empresariais; responsável por vários cursos e treinamentos pessoais e empresariais ministrados em todo o Brasil pela Central Prática, diretora executiva da Central Prática.

OBSERVAÇÕES

* Estão inclusos no valor do investimento: certificado, material de apoio, almoço e dois coffee breaks - (por módulo).
* A confirmação da realização do curso está sujeita a quorum mínimo; no caso de cancelamento, todo e qualquer valor pago a título de inscrição será devolvido, porém não nos responsabilizamos por gastos com passagens aéreas, traslados, hospedagem ou qualquer outra despesa.
* Para saber sobre o valor do investimento e condições de parcelamento, consulte uma de nossas centrais de atendimento: São Paulo - (11) 3257-4979 - Rio de Janeiro – (21) 4063-6120 - Recife – (81) 4062-9270.

COMO FAZER SUA INSCRIÇÃO

Para fazer sua inscrição, faça o download da ficha de inscrição (formato PDF) clicando aqui e envie a mesma (devidamente preenchida) para uma de nossas centrais de atendimento: São Paulo - (11) 3257-4979 - Rio de Janeiro – (21) 4063-6120 - Recife – (81) 4062-9270. Após contato com nossa central, deposite o valor da primeira parcela na conta abaixo discriminada e envie um fax do comprovante para: (11) 3257-4979. Sua inscrição só será validada quando confirmado o recebimento do valor correspondente à primeira parcela do evento. Não deposite nenhum valor antes de contatar nossa central, pois nossas vagas são limitadas.

Favorecida: Central Prática Educação Corporativa Ltda-EPP.
CNPJ: 10.612.073/0001-98 (para efeito de DOC).
Banco: Itaú - agência 1618 - c/c.: 20.404-2

LOCAL

Av. Angélica, nº 2510 – cjs. nº 31 a 34 – Higienópolis - São Paulo/SP
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