Seminário
GESTÃO DE CONTENCIOSO DE MASSA E A RECUPERAÇÃO DE CRÉDITOS
17 de setembro de 2014 (quarta-feira) - São Paulo - das 9h00 às 17h50
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Objetivo: A implementação de uma política de acordos eficiente é uma estratégia que dá ao contencioso maior agilidade e redução de custos. Por outro lado, é imprescindível que os planos de recuperação de créditos estejam alinhados ao Código de Defesa do Consumidor, a fim de evitar transtornos e desgastes perante o cliente devedor e aumento de custos pelos questionamentos judiciais.

Público-alvo: Executivos, gerentes e profissionais atuantes nas áreas jurídicas, de crédito e cobrança, recuperação de crédito e negócios.

PROGRAMAÇÃO

08:30 – 9:00
Credenciamento
09:00 – 10:10

Moriel Landim Franco, Advogado com mais de 15 anos de experiência em multinacionais de grande porte e em escritórios de advocacia. Atuação no consultivo e contencioso da área trabalhista, tributária, cível, consumerista, imobiliária, societária, contratos e ambiental. Foi advogado responsável por contratos e pelo contencioso trabalhista, cível e tributário em empresa do ramo de bebidas. Atuou como gerente geral de recursos humanos em instituição financeira de grande porte. Foi executivo responsável pelo depto jurídico e relações governamentais em multinacional do segmento do varejo. Foi sócio-diretor em escritório de advocacia com foco em operações de grande volume em nível nacional, responsável pelas áreas de relações de consumo, logística, metodologia de trabalho e qualidade de todo escritório. Desde março/2013 é gerente jurídico do escritório Mascaro Nascimento Advogados. Inscrito nos quadros da OAB desde 2000, é especialista em Direito Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) com MBA em Varejo Avançado pela Fundação Instituto de Administração (FIA).

  •  Advocacia empresarial moderna e a importância da gestão;
  • A necessidade de alinhamento entre a empresa e o departamento jurídico;
  • A relação da empresa com as questões jurídicas e o contencioso;
  • O custo total do contencioso e o objetivo da empresa com o contencioso;
  • Riscos envolvidos no contencioso;
  • Características especificas do contencioso de volume e cuidados (Incluindo gestão de pessoas);
  • Necessidade de o contencioso ajudar o negócio e reduzir demandas;
  • Gestão do contencioso de volume.
10:10 – 10:20
Perguntas e Comentários
10:20 – 10:35
Networking Break
10:35 – 11:35

Adriano Galhera, atuante há mais de 14 anos na área Cível Empresarial, hoje é coordenador das áreas Cível e Trabalhista na Roncato Advogados, formado pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, especializado em Direito Empresarial pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, em Direito Civil e Processual Civil pela Escola Paulista de Direito, formado em curso de extensão universitária em Direito Imobiliário pelas Faculdades Metropolitanas Unidas e em Prática dos Contratos pelo Instituto Internacional de Ciências Sociais – IICS, produtor de conteúdo de disciplinas do núcleo de pós-graduação do Departamento de Educação à Distância das Faculdades Metropolitanas Unidas

IMPLEMENTAÇÃO E GERENCIAMENTO DE ACORDOS

  • Acordos - fazer/ não fazer? - tempo do curso da ação x recuperação do crédito – prós e contras;

  • Como realizar os acordos?

   
  1. Aspectos psicológicos: técnicas de aproximação - presença de representantes da empresa; aspectos negociáveis: prazos/ garantias/ suspensão do processo.

  • Como gerenciar os terceirizados – alinhamento das bases de acordo e limitadores de atuação;

  • Utilização de prepostos - próprios/ terceiros e sua viabilidade.

11:35 – 11:45
Perguntas e Comentários
11:45 – 12:35

Carlos Maffei, formado em Tecnologia pela PUC - Campinas, MBA em gestão de negócios pelo IBMEC e especialização em Estratégia de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas e negociação no método Harvard pelo Ibmec. Participou diretamente em vários projetos jurídicos, com destaque: Projeto jurídico Santander Banespa, Marítima, HSBC e Telefônica e TIM. Atua na área de tecnologia e negócios há mais 15 anos, foi conselheiro, diretor das Unidades de Negócios (Governança Corporativa/jurídico e Turismo & Negócios) da Benner Sistemas, Diretor de mercado e negócios e atualmente atua como gestor de grandes contas. Principal responsável pelo desenvolvimento de soluções jurídicas do grupo. Também atuou no processo de alinhamento estratégico da Benner e, e participou durante dois anos como conselheiro da empresa. Autor de diversas palestras de estratégia jurídica, indicadores de desempenho e negociação avançada.

ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO DE CONTENCIOSO DE MASSA.

  • Principais questões para uma gestão eficaz;

  • Critérios rigorosos na formação da equipe jurídica e divisão eficiente de tarefas;

  • Software jurídico de alta performance;

  • Índices de desempenho;

  • Políticas de terceirização;

  • Políticas de acordo;

  • Eficiência no departamento administrativo e financeiro.

12:35 – 12:45
Perguntas e Comentários
12:45 – 14:00
Almoço

14:00 – 15:10

Aline Tomasi de Andrade, Subcoordenadora do Contencioso Cível da Siqueira Castro Advogados. Diplomada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR). Especialista em Responsabilidade Civil na Área da Saúde pela Fundação Getúlio Vargas. Pós graduanda em Direito Civil e Processual Civil pela Escola Paulista de Direito. Aproximadamente 10 anos de experiência nas áreas de Direito Civil e Direito Processual Civil, trabalhando na Siqueira Castro - Advogados desde 2006. Membro da Ordem dos Advogados do Brasil, da Associação dos Advogados de São Paulo.

ATUAÇÃO DOS ÓRGÃOS DE DEFESA DO CONSUMIDOR

  • Funcionamento dos Procon´s;

  • Funcionamento das associações de defesa dos direitos do consumidor;

  • Trâmite de uma reclamação;

  • Índices sobre cumprimentos de decisões dos Procon´s e cadastro de reclamações fundamentadas;

  • Interação com as empresas com alto número de demandas de consumo.

15:10 – 15:20
Perguntas e comentários

15:20 – 16:20

Thiago Mansur Monteiro, Pós-Graduado em Direito Empresarial pela PUC/SP (2010); Graduado em Direito, com especialização em Direito Civil e Processo Civil, pela Universidade de São Paulo (2006); Professor de Assistente na PUC/SP/COGEAE (2011-2013) e na GVLaw (2011). Coordenador da Subcomissão de Direito Empresarial do CNA/IASP (2013). Membro da Comissão de Novos Advogados do IASP. Sócio do V Andrade Advocacia.

OS DÉBITOS E A COBRANÇA INDEVIDA

  • Cobrança indevida e inscrição em cadastros de proteção ao crédito – formas de atuação e prevenção de riscos;

  • Prazos;

  • Decadência e prescrição;

  • Apuração de responsabilidade civil e a caracterização da culpa;

  • Danos à vítima - hipóteses que se configuram os danos morais e materiais e fixação de indenizações ocorridas.

16:30 – 16:45
Networking Break

16:45 – 17:40

Thiago Mansur Monteiro, Pós-Graduado em Direito Empresarial pela PUC/SP (2010); Graduado em Direito, com especialização em Direito Civil e Processo Civil, pela Universidade de São Paulo (2006); Professor de Assistente na PUC/SP/COGEAE (2011-2013) e na GVLaw (2011). Coordenador da Subcomissão de Direito Empresarial do CNA/IASP (2013). Membro da Comissão de Novos Advogados do IASP. Sócio do V Andrade Advocacia.

GESTÃO DA RECUPERAÇÃO DE CRÉDITOS – COBRANÇA, NEGOCIAÇÃO E ABORDAGEM JURÍDICA

  • Diretrizes legais de recuperação de créditos;

  • Riscos jurídicos e fiscais na recuperação dos créditos;

  • O direito do consumidor no contexto da recuperação de créditos;

  • Canais de cobrança (própria, terceirizada, judicial);

  • Campanhas de recuperação;

  • Cobrança x negociação – diferenças;

  • Situações de concessão de prazos e redução de juros;

17:40 – 17:50
Perguntas e Comentários

COORDENAÇÃO ACADÊMICA

Mauro Scheer Luís, bacharel em direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com formação em PNL – Programação Neurolinguística – pela Sociedade Brasileira de Programação Neurolinguística (SBPNL), tendo participado de cursos e treinamentos de formação executiva na Alemanha e na Inglaterra. Cursou módulos de especialização em: direito tributário no IBET – Instituto Brasileiro de Estudos Tributários, instituto complementar à USP; de direito societário na Fundação Getúlio Vargas/SP e de excelência gerencial pela FAAP. Cursando MBA em empreendedorismo e inovação pela B.I. International / Berkeley University of California. (Estados Unidos), Babson Executive Education (Estados Unidos) e Shanghai Jiao Tong University (China). Membro da Ordem dos Advogados do Brasil (Secção São Paulo), da AASP – Associação dos Advogados de São Paulo e da APET – Associação Paulista de Estudos Tributários; autor de diversos artigos. Foi membro da comissão de cooperativismo da OAB-SP e é presidente da Comissão de Sociedades de Advogados da OAB de Santo André/SP. Participa de reuniões de comitês técnicos na Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos (Amcham) e da Câmara Brasil-Alemanha (AHK). É advogado sócio-fundador de sociedade de advogados, coordenador acadêmico de instituição de ensino executivo e presidente de grupo empresarial.

OBSERVAÇÕES

* Estão inclusos no valor do investimento: material de apoio (certificado, crachá e apostila), almoço e dois networking break.
* A confirmação da realização do curso está sujeita a quorum mínimo; no caso de cancelamento, todo e qualquer valor pago a título de inscrição será devolvido, porém não nos responsabilizamos por gastos com passagens aéreas, traslados, hospedagem ou qualquer outra despesa.
* Horário sujeito a alterações.
* Para saber sobre o valor do investimento, consulte nossa central de atendimento: São Paulo - (11) 3257-4979.

COMO FAZER SUA INSCRIÇÃO

Para fazer sua inscrição, faça o download da ficha de inscrição (formato PDF) clicando aqui e envie a mesma (devidamente preenchida) para nossa central de atendimento em São Paulo - (11) 3257-4979. Após contato, deposite o valor da inscrição na conta abaixo discriminada e envie um fax do comprovante para nossa central de atendimento ou para o e-mail do (a) consultor (a). Sua inscrição só será validada quando confirmado o recebimento do valor. Não deposite nenhum valor antes de contatar nossa central, pois nossas vagas são limitadas.

Favorecida: Central Prática Educação Corporativa Ltda-EPP.
CNPJ: 10.612.073/0001-98 (para efeito de DOC).
Banco: Itaú - agência 1618 - c/c.: 20.404-2

LOCAL

Av. Angélica, nº 2510 – cjs. nº 31 a 34 – Higienópolis - São Paulo/SP
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