Seminário
GESTÃO DE CONTENCIOSO DE MASSA E A RECUPERAÇÃO DE CRÉDITOS
06 de dezembro (quinta-feira) - São Paulo - das 9h às 17h50

Objetivo: A implementação de uma política de acordos eficiente é uma estratégia que dá ao contencioso maior agilidade e redução de custos. Por outro lado, é imprescindível que os planos de recuperação de créditos estejam alinhados ao Código de Defesa do Consumidor, a fim de evitar transtornos e desgastes perante o cliente devedor e aumento de custos pelos questionamentos judiciais.

Público-alvo: Executivos, gerentes e profissionais atuantes nas áreas jurídicas, de crédito e cobrança, recuperação de crédito e negócios.

PROGRAMAÇÃO

08:30 – 9:00
Credenciamento
09:00 – 10:10

Leonardo Barém Leite,


  •  Advocacia empresarial moderna e a importância da gestão;
  • A necessidade de alinhamento entre a empresa e o departamento jurídico;
  • A relação da empresa com as questões jurídicas e o contencioso;
  • O custo total do contencioso e o objetivo da empresa com o contencioso;
  • Riscos envolvidos no contencioso;
  • Características especificas do contencioso de volume e cuidados (Incluindo gestão de pessoas);
  • Necessidade de o contencioso ajudar o negócio e reduzir demandas;
  • Gestão do contencioso de volume.
10:10 – 10:20
Perguntas e Comentários
10:20 – 10:35
Coffee Break
10:35 – 11:35

Leonardo Barém Leite


IMPLEMENTAÇÃO E GERENCIAMENTO DE ACORDOS

  • Acordos - fazer/ não fazer? - tempo do curso da ação x recuperação do crédito – prós e contras;

  • Como realizar os acordos?

   
  1. Aspectos psicológicos: técnicas de aproximação - presença de representantes da empresa; aspectos negociáveis: prazos/ garantias/ suspensão do processo.

  • Como gerenciar os terceirizados – alinhamento das bases de acordo e limitadores de atuação;

  • Utilização de prepostos - próprios/ terceiros e sua viabilidade.

11:35 – 11:45
Perguntas e Comentários
11:45 – 12:35

Telma Cecília Torrano, sócia de Guazzelli e Torrano Advogados Associados. Formada pela PUC-RS, pós graduada em Direito Civil para Uniritter,  Gestão Estratégica de Deptos e Escritórios de Advocacia pela UNISINOS-RS,  Administração Legal de Dptos Jurídicos e Escritórios de Advocacia pela FGV-SP, cursando MBA em Gestão Econômica Estratégica de Negócios pela FGV -SP. Sócia fundadora do escritório Guazzelli & Torrano, indicado pelo 4o ano consecutivo como um dos mais admirados escritórios de advocacia na categoria full service. Indicada pelo 3o ano consecutivo como uma das mais admiradas advogadas na área de Direito do Consumidor.

ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO DE CONTENCIOSO DE MASSA.

  • Principais questões para uma gestão eficaz;

  • Critérios rigorosos na formação da equipe jurídica e divisão eficiente de tarefas;

  • Software jurídico de alta performance;

  • Índices de desempenho;

  • Políticas de terceirização;

  • Políticas de acordo;

  • Eficiência no departamento administrativo e financeiro.

12:35 – 12:45
Perguntas e Comentários
12:45 – 14:00
Almoço

14:00 – 15:10

Bruno Boris Advogado, sócio do escritório Fragata e Antunes Advogados. Bacharel em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Pós-graduado em Direito das Relações de Consumo pela PUC-SP. Mestre em Direito Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Professor do curso de bacharelado da Universidade Presbiteriana Mackenzie nas matérias de Direito de Empresa, Direito Societário e Direito Falimentar. Professor da Pós-graduação lato sensu em Direito do Consumidor da Faculdade de Direito Damásio de Jesus.

ATUAÇÃO DOS ÓRGÃOS DE DEFESA DO CONSUMIDOR

  • Funcionamento dos Procon´s;

  • Funcionamento das associações de defesa dos direitos do consumidor;

  • Trâmite de uma reclamação;

  • Índices sobre cumprimentos de decisões dos Procon´s e cadastro de reclamações fundamentadas;

  • Interação com as empresas com alto número de demandas de consumo.

15:10 – 15:20
Perguntas e comentários

15:20 – 16:20

OS DÉBITOS E A COBRANÇA INDEVIDA.

  • Cobrança indevida e inscrição em cadastros de proteção ao crédito – formas de atuação e prevenção de riscos;

  • Prazos;

  • Decadência e prescrição;

  • Apuração de responsabilidade civil e a caracterização da culpa;

  • Danos à vítima - hipóteses que se configuram os danos morais e materiais e fixação de indenizações ocorridas.

16:20 – 16:30
Perguntas e Comentários
16:30 – 16:45
Coffee break

16:45 – 17:40


GESTÃO DA RECUPERAÇÃO DE CRÉDITOS – COBRANÇA, NEGOCIAÇÃO E ABORDAGEM JURÍDICA

  • Diretrizes legais de recuperação de créditos;

  • Riscos jurídicos e fiscais na recuperação dos créditos;

  • O direito do consumidor no contexto da recuperação de créditos;

  • Canais de cobrança (própria, terceirizada, judicial);

  • Campanhas de recuperação;

  • Cobrança x negociação – diferenças;

  • Situações de concessão de prazos e redução de juros;

17:40 – 17:50
Perguntas e Comentários

COORDENAÇÃO ACADÊMICA

Mauro Scheer Luís, bacharel em direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com formação em PNL - Programação Neurolinguística - pela Sociedade Brasileira de Programação Neurolinguística (SBPNL), tendo participado de cursos e treinamentos de formação executiva na Alemanha e na Inglaterra. Cursou módulo de especialização em direito tributário no IBET - Instituto Brasileiro de Estudos Tributários, instituto complementar à USP. Cursou módulos de MBA em excelência gerencial pela FAAP. Cursando pós-graduação em direito societário pela Fundação Getúlio Vargas/SP, e MBA em empreendedorismo e inovação pela B.I. International / Berkeley University of California. (Estados Unidos), Babson Executive Education (Estados Unidos) e Shanghai Jiao Tong University (China). Membro da Ordem dos Advogados do Brasil (Secção São Paulo), da AASP - Associação dos Advogados de São Paulo e da APET - Associação Paulista de Estudos Tributários, autor de diversos artigos. Foi membro da comissão de cooperativismo da OAB-SP. Participa de reuniões de comitês técnicos na Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos (Amcham) e Câmara Brasil-Alemanha (AHK). É advogado sócio-fundador de Scheer & Advogados Associados e coordenador acadêmico de instituição de ensino executivo.

OBSERVAÇÕES

* Estão inclusos no valor do investimento: material de apoio (certificado, crachá e apostila), almoço e dois coffee breaks.
* A confirmação da realização do curso está sujeita a quorum mínimo; no caso de cancelamento, todo e qualquer valor pago a título de inscrição será devolvido, porém não nos responsabilizamos por gastos com passagens aéreas, traslados, hospedagem ou qualquer outra despesa.
* Para saber sobre o valor do investimento e condições de parcelamento, consulte uma de nossas centrais de atendimento: São Paulo - (11) 3257-4979 - Rio de Janeiro - (21) 4063-6120 - Recife - (81) 4062-9270.

COMO FAZER SUA INSCRIÇÃO

Para fazer sua inscrição, faça o download da ficha de inscrição (formato PDF) clicando aqui e envie a mesma (devidamente preenchida) para uma de nossas centrais de atendimento: São Paulo - (11) 3257-4979 - Rio de Janeiro - (21) 4063-6120 - Recife - (81) 4062-9270. Após contato com nossa central, deposite o valor da primeira parcela na conta abaixo discriminada e envie um fax do comprovante para: (11) 3257-4979. Sua inscrição só será validada quando confirmado o recebimento do valor correspondente à primeira parcela do evento. Não deposite nenhum valor antes de contatar nossa central, pois nossas vagas são limitadas.

Favorecida: Central Prática Educação Corporativa Ltda-EPP.
CNPJ: 10.612.073/0001-98 (para efeito de DOC).
Banco: Itaú - agência 1618 - c/c.: 20.404-2

LOCAL

Av. Angélica, nº 2510 – cjs. nº 31 a 34 – Higienópolis - São Paulo/SP
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